Páginas

4 de dezembro de 2012

Falso alinhamento de planetas sobre as pirâmides do Egito

Quando a Internet é usada para espalhar mentiras


*Temos recebido muitas perguntas sobre este assunto e, como usuários do facebook, também temos visto passar essa informação, que não é verdadeira, na linha de tempo de nossos contatos.
A informao que vem sendo espalhada pela Internet acerca de um alinhamento de planetas sobre as pirmides de Giz, no Egito,  falsa. img credits: Observatrio Astronmico de Crdoba (OAC) - Argentina
Clique na imagem para ampliá-la
O novo mito que se espalhou pela rede é que no dia 3 de dezembro os planetas Mercúrio, Vênus e Saturno se alinhariam de tal modo no céu do Egito que se posicionariam cada um acima de uma das pirâmides de Gizé. Não satisfeitos com isso, também afirmam que tal configuração acontece apenas a cada 2737 anos.
O que há de verdade em tudo isso? Bem, para não desmoralizar completamente as mentes criativas que lançaram essa notícia, podemos afirmar que sim, Mercúrio, Vênus e Saturno são vistos alinhados no céu, e para alegria de todos, isso pode ser observado a partir de qualquer lugar do mundo, em direção Oeste, antes do amanhecer. Mas, o que é um alinhamento? É somente um efeito de projeção visual. Podem conferir nesta simulação, na qual hoje se encontram os planetas em suas respectivas órbitas em 3D, e poderão perceber por que os vemos alinhados no céu quando os observamos a partir da Terra.
Mas, é possível que se veja cada um dos planetas justamente sobre uma das três pirâmides de Gizé, Egito? Não, isso é simplesmente uma farsa. Na parte à direita da imagem acima, criada com o programa gratuito Stellarium, lhes mostramos como é visto o alinhamento dos planetas a partir de Gizé: veem-se quase verticalmente alinhados no céu, não horizontalmente, como na foto que fizeram circular.
A outra mentira é que esse alinhamento é algo que poucas pessoas podem observar, já que acontece a cada 2000 anos. Como dissemos, os alinhamentos são somente um efeito de projeção visual – é como procurar formas nas nuvens! – e acontecem muito frequentemente, entre diferentes planetas, ou entre os planetas e a Lua, ou entre estrelas, ou entre constelações. A última vez que aconteceu um alinhamento entre esses mesmos três planetas foi em 2005, há somente sete anos, e não há 2737 anos.

Sugerimos que você mesmo use os programas disponíveis para ver o céu a qualquer hora a partir de diferentes lugares do mundo. Muitos deles são gratuitos, como o Stellarium, o  Cartas do Céu, o Celestia e ¹vários outros; caso se entusiasmem, podem prever futuros alinhamentos com outras estrelas, ou com a Lua. Isso se vocês não os proclamarem depois como acontecimentos religiosos ou místicos! Alegre

Bons céus para tod@s!
*Observatório Astronômico de Córdoba
(OAC) – Argentina
Explore o cosmos com o Celestia. Diferentemente da maioria dos programas para planetários, com ele o usuário é livre para viajar através do Universo.

Link curto desta postagem: http://is.gd/falsalin

-----

¹ Existem vários programas de navegação estelar.
Artigo traduzido do original em espanhol, com adaptações.
Imagem: hoax editado da Internet, pelo OAC.
Compartilhe esta postagem de forma segura, usando os botões abaixo.

Nenhum comentário:

~Humanismo~

~Humanismo~
Não-Violência

Pensamentos