Páginas

20 de novembro de 2012

Bicicletada em Solidariedade a uma Aldeia





Hoje, 20/11, 3ª feira, às 11h, ocorre a Marcha de Bicicletas em Prol da Aldeia Maracanã. Assinaturas serão colhidas no local, pela manutenção da Aldeia Maracanã. Utilize as hashtags #riobikealdeia e #AldeiaMaracanã para convocar pelo Twitter. Se não der para ir de bicicleta, faça uma visita, mesmo assim.


Os trinta indígenas de várias etnias residentes na Aldeia Maracanã estarão aguardando a solidariedade de todos os Kariokas, até o fim da tarde de hoje. Saiba todos os detalhes pela página do evento no FacebookA Aldeia Maracanã aceita donativos de alimentos não perecíveis, utensílios e produtos de higiene e limpeza.

Fundamentação legal contra a demolição da Aldeia Maracanã, Original Museu do Índio

Site da Aldeia Maracanã: www.centroculturalindigena.jimdo.com
Link curto para esta postagem: http://is.gd/RioBikeAldeia




4 de novembro de 2012

Tentativa de apagar o passado em nome do dinheiro

Contra a demolição da Escola Municipal Friedenreich, que fica dentro do Maracanã


A Escola Municipal Friedenreich, que fica dentro do Maracanã, ao lado da estátua do Bellini, foi inaugurada em 28 de setembro de 1965, com a presença do próprio homenageado, o jogador de futebol ¹Arthur Friedenreich – um dos maiores jogadores de futebol do Brasil em todos os tempos. O governador do RJ, Sergio Cabral, e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, resolveram demolir, na surdina, a Escola Friedenreich, que fica dentro do Maracanã, para dar lugar a algum "equipamento" a ser usado durante a Copa do Mundo de 2014, sem ao menos consultar os pais de alunos, alunos e ex-alunos dessa tão tradicional Escola, detentora da 4ª melhor nota no IDEB do RJ e a 10ª do Brasil! Só quem lucraria com isso seria a FIFA e as empresas privadas. As Comunidades do Maracanã, Vila Isabel, Mangueira e todos os bairros do entorno saem perdendo, é óbvio. Todos os interessados na manutenção da Escola Friedenreich, Patrimonio Histórico e Educacional do Rio de Janeiro, se mobilizam contra tal absurdo, assinando a petição, clicando aqui.

A Audiencia Pública sobre a possível concessão do Maracanã para a iniciativa privada se realizará no dia 8 de novembro, as 18 horas, na sede da Ação da Cidadania. A Audiencia contemplará também a situação do Parque Aquático Julio Delamare, do Estádio de Atletismo Célio de Barros e do prédio do antigo Museu do Indio, onde está hospedada a Aldeia Maracanã, composta por índios de diversas etnias. Compareça.


Alunos irão à Audiência Pública
Campanha de doações para alugar ônibus
Contribuições ultrapassaram 150% da meta


Como ex-aluno da Escola Municipal Friedenreich, atesto aqui a excelencia da Escola e a luta que todos nós, ex-alunos, vimos mantendo em conjunto com os pais dos atuais alunos, para o tombamento e a manutenção definitiva da Escola exatamente onde ela sempre esteve e pretendemos que continue. Artigo de blog que escrevi em 2009, contra as ameaças à Escola.


Contamos com todos nessa luta!
Lincoln Sobral

-----
¹ "Inauguração da Escola Arthur Friedenreich - Carlos Lacerda ressalta que aquele era um momento de satisfação, pelo término das obras de embelezamento do Maracanã. Explica que abriu uma exceção ao dar o nome de uma pessoa viva a uma escola, mas que este fato tinha uma justificativa. A escola tinha sido construída com a cooperação da ADEG (Associação Desportiva do Estado da Guanabara) e da Secretaria, portanto, deveria ter o nome de um grande desportista brasileiro. E nenhum poderia ser mais bem indicado para esta homenagem que Arthur Friedenreich, um símbolo da criação do futebol no Brasil." - Fonte: Arquivo Geral da Cidade do rio de Janeiro

Link curto para compartilhar esta postagem: "Tentativa de apagar o passado em nome do dinheiro" http://is.gd/passpordin


~Humanismo~

~Humanismo~
Não-Violência

Pensamentos